Pós-Graduação em Neurociência da Educação e Reabilitação Cognitiva
Carga horária
400
Objetivo
Capacitar profissionais da educação, saúde e áreas afins para compreender e aplicar os conhecimentos da neurociência no contexto educacional e da reabilitação cognitiva. O curso visa promover intervenções baseadas em evidências para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a qualidade de vida de indivíduos com dificuldades cognitivas, emocionais ou comportamentais.
Descrição
Este curso de especialização, na modalidade EAD, oferece uma abordagem interdisciplinar que integra os avanços da neurociência com práticas educacionais e de reabilitação cognitiva. Durante 18 meses, os alunos terão acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre o funcionamento cerebral, as emoções, a aprendizagem e as intervenções neurocientíficas mais recentes, com o intuito de preparar profissionais para atuarem em contextos educacionais e clínicos.
Conteúdo programático
Módulo 1: Neurociência das Emoções e Habilidades Socioemocionais I e II
Compreensão das bases neurobiológicas das emoções e como elas afetam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Módulo 2: Neurociência e Intervenções Preventivas I e II
Estudo das estratégias preventivas baseadas em neurociência para prevenir dificuldades de aprendizagem e problemas emocionais.
Módulo 3: Neuromarketing
Aplicação da neurociência no estudo do comportamento do consumidor, com foco em estratégias de marketing baseadas na resposta cerebral.
Módulo 4: Reabilitação Cognitiva I e II
Técnicas e intervenções para restaurar ou compensar habilidades cognitivas prejudicadas em diferentes contextos (clínico, educacional, social).
Módulo 5: Neurociência e Atividade Física
Exploração da relação entre a prática de atividades físicas e seus impactos no cérebro e na aprendizagem.
Módulo 6: Arte, Ludicidade, Musicoterapia e Aprendizagem
Investigação sobre como a arte e a ludicidade promovem a plasticidade cerebral e facilitam processos de ensino e reabilitação.
Módulo 7: Psicanálise e Aprendizagem
Estudo das contribuições da psicanálise para a compreensão dos processos de aprendizagem e das dificuldades emocionais que interferem no aprendizado.
Módulo 8: Anatomia e Fisiologia Cerebral I e II
Fundamentos da estrutura e funcionamento do cérebro humano e suas relações com o comportamento e o processo de aprendizagem.
Módulo 9: Psicobiologia da Motivação
Investigação sobre os mecanismos cerebrais relacionados à motivação e sua importância no processo educacional.
Módulo 10: Educação Humanizada e Humanizadora e Inclusão no Contexto Escolar
Reflexão sobre práticas educacionais inclusivas que valorizam o ser humano em sua totalidade, promovendo o respeito à diversidade.
Justificativa
Diante do crescente interesse em compreender o funcionamento do cérebro para otimizar o processo de ensino-aprendizagem e promover intervenções eficazes em casos de dificuldades cognitivas, este curso surge como uma resposta à necessidade de formação especializada. A integração da neurociência com a educação e a reabilitação cognitiva permite que os profissionais atuem de forma mais eficaz, oferecendo suporte técnico e emocional em diversos contextos educacionais e clínicos.
Cronograma
O curso será distribuído em 18 meses, totalizando 490 horas/aula, com a seguinte organização:
- Semanas 1-4: Introdução e Fundamentos da Neurociência
- Meses 1-6: Módulos de base (Neurociência das Emoções, Intervenções Preventivas)
- Meses 7-12: Aplicações práticas (Neuromarketing, Reabilitação Cognitiva, Neurociência e Atividade Física)
- Meses 13-18: Foco em métodos específicos (Arte e Ludicidade, Psicanálise, Educação Humanizada)
A carga horária será distribuída com atividades online, webinars ao vivo, estudos de caso e avaliação contínua.
Regras gerais
Público-alvo
Profissionais da área da saúde (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais), educadores, pedagogos, gestores escolares, bem como qualquer pessoa interessada em aprofundar seus conhecimentos em neurociência aplicada à educação e reabilitação cognitiva.
Serviços inclusos
- Tutoria
Disciplina | Descrição | Professores | Aulas |
---|---|---|---|
Neurociência das Emoções e Habilidades Socioemocionais I e I | Fernando Lauria | 0 aula(s) | |
Neurociência e Intervenções Preventivas I e II | Fernando Lauria | 0 aula(s) | |
Neuromarketing | Fernando Lauria | 0 aula(s) | |
Reabilitação Cognitiva I e II | Fernando Lauria | 0 aula(s) | |
Neurociência e Atividade Física | Fernando Lauria | 0 aula(s) | |
Arte, Ludicidade, Musicoterapia e Aprendizagem | Fernando Lauria | 0 aula(s) | |
Psicanálise e Aprendizagem | Fernando Lauria | 0 aula(s) | |
Anatomia e Fisiologia Cerebral I e II | Fernando Lauria | 0 aula(s) | |
Psicobiologia da Motivação | Fernando Lauria | 0 aula(s) | |
Educação Humanizada e Humanizadora e Inclusão no Contexto Es | Fernando Lauria | 0 aula(s) |
Investimento
12x de R$ 108,00
Pós-Graduação em Neurociência da Educação e Reabilitação Cognitiva
- Duração: 18 meses
- Modalidade 100% EAD
- Acesso imediato ao conteúdo após a matrícula
- Preço fixo (reajuste apenas pela inflação)